FAQ

Já tenho um software/sistema que faz a manutenção. Preciso do Aclin Sistema?

Muitos sistemas HIS (Hospital Information System) já possuem alguma funcionalidade para gestão de tecnologia. Contudo, nem sempre são funções focadas na expertise de engenharia clínica/hospitalar ou nas novas tendências de boas práticas. Se sua empresa deseja alcançar novos patamares de qualidade e precisa de um sistema especializado, então há a opção de usar o Aclin Sistema integrado ao seu HIS. Estamos a disposição para auxiliar o fornecedor de seu HIS e sua equipe de T.I. nesta integração e minimizar eventuais transtornos de utilização. A integração é importante por que, em caso de uso do aplicativo mobile Aclin-Check, as informações poderão transitar entre os sistemas de forma transparente, fácil e tranquila para o usuário.

Quero mudar de sistema/software e adotar o Aclin. É complicado?

Não. Graças ao nosso assistente de configuração, o próprio cliente consegue importar os dados de inventário tecnológico rápida e diretamente de uma planilha do Excel. Se você já usava o esse programa antes ou se o fornecedor do software anterior lhe fornecer os dados sob a forma de planilhas, podemos auxiliá-lo com a importação e com as configurações. É fácil e rápido.

O sistema Aclin é instalável? Onde está o CD ou o pen-drive? É necessário fazer download?

Por ser um sistema online, tudo o que o cliente precisa é de uma conexão da internet e um navegador compatível. O sistema Aclin dispensa servidor, CD ou pen-drive. Por conta disso, não há venda de licença com códigos de acesso, mas sim a aquisição sob a modalidade SaaS (Software as a Service), ou seja, é pago apenas o valor mensal de manutenção.

Como é feito o treinamento?

O treinamento pode ser feito via videoconferência e mantemos suporte online para retirada de dúvidas. Além disso, temos diversos guias que podem ser impressos ou vídeos nas principais telas do sistema que ajudam o cliente a encontrar o que precisa.

Como é o backup? Posso fazer o meu próprio Backup?

Aclin Sistema tem programas de backup automático de toda a base do cliente que é realizado em intervalos regulares conforme diretivas de segurança da informação. O cliente, ainda, pode fazer a exportação de dados para planilhas de Excel sempre que desejar, para diferentes atividades tais como criação de um relatório personalizado ou mesmo para backup.

Como são os relatórios? E os indicadores?

Aclin Sistema conta com os relatórios mais comuns para o dia a dia da engenharia, e ainda mostra indicadores em diversos níveis e telas de interface. Existem relatórios em formato html, Adobe Acrobat, Excel, etc. Indicadores gráficos e sob a forma de tabelas que facilitam a gestão e o feedback para os clientes finais, ou seja, para o administrador, para o médico ou para a enfermeira – enfim, para aqueles que realmente precisam de informação certa para tomada de decisão.

Existe almoxarifado? Controle de peças?

Sim. As peças podem ser relacionadas aos equipamentos, por número de registro na Anvisa, com controle por MTBF, Kanban, Curva ABC etc.

Consigo mudar templates e a aparência para o Aclin Sistema ter o meu jeito?

Sim. Clientes que possuem grande número de unidades hospitalares ou EAS em rede podem editar a aparência das telas, assim como implantar nas homepages de suas empresas um atalho exclusivo de acesso para seus clientes finais.

Possui controle de evento adverso para o núcleo de segurança do paciente?

Sim, possui. É possível obter informações sobre eventos adversos e acompanhar o status junto aos fabricantes e a Anvisa.

Tenho uma empresa de consultoria/manutenção e presto serviços para múltiplos clientes. É fácil de coordenar todos os atendimentos?

Sim. Além da interface de cada técnico dentro do hospital ou dos seus clientes, é possível gerenciar tudo pela Central de Operações de seu acesso Empresa. É possível acompanhar remotamente equipes distribuídas e saber como estão indo no dia a dia.

O Aclin Sistema faz compras? Ele gera especificação técnica de equipamentos?

Não, Aclin Sistema não tem funcionalidade para fazer compras de produtos. No entanto, ele permite que os clientes façam projetos de aquisição de tecnologia, promovendo padronização, consulta a manuais de fabricação, data de validade de registros, eventos adversos, opiniões, custos com contratos, etc. Além disso, reúne solicitações de diferentes pontos da rede e facilita assim a criação de especificações técnicas que potencializam a aquisição mais acertada de tecnologia.

Faço calibração. É fácil de utilizar este recurso?

Muito fácil. Existem duas formas: com o Aclin-Check e com o uso de outros instrumentos de calibração via navegador de internet. São realizadas em geral de 3 a 5 medidas, que são digitadas ou importadas para o assistente de emissão de relatório/certificado de calibração. Através do assistente, é possível cadastrar previamente os certificados emitidos por laboratórios acreditados pelo Inmetro para cada padrão utilizado. O Aclin Sistema localiza os dados de cada certificado de padrão e os considera nos cálculos de incerteza de medição. Ainda, conta com recursos para avaliação e aprovação. Ao final, o certificado é gerado em formato Adobe Reader, no qual já terá a assinatura eletrônica ou digital (via token emitido por certificadora reconhecida e validado perante a lei).

Quem criou o Aclin Sistema?

O Aclin Sistema e o simulador multifunção Aclin-Check são criações intelectuais do professor mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento, engenheiro eletrônico e de telecomunicações com pós-graduação em engenharia clínica e engenharia biomédica, consultor, Daniel Moura. Todos os produtos, softwares, logos, marcas são patenteados e registrados junto aos órgãos oficiais.

Quanto custa o Aclin Sistema?

Não há taxa de entrada ou cobrança de implantação. O treinamento inicial é gratuito e a manutenção mensal está dentro do valor de mercado. Por gentileza, consulte nosso setor comercial para dimensionar uma proposta de acordo com suas necessidades de utilização.

Ao comprar o Aclin Check, vou perder o investimento que fiz em equipamentos de bancada/laboratório de outras marcas?

Não, porque são produtos com foco diferentes e até mesmo complementares. Assim como um multímetro digital, o Aclin Check visa ser portátil e de diagnóstico rápido. Sua aplicação é em campo, ou seja, dentro do hospital/clínica. Desta forma, guarde seus equipamentos de bancada para testes menos frequentes e mais demorados e minuciosos dentro das condições normatizadas de seu laboratório de manutenção/calibração.

Quais são os equipamentos médicos que o Aclin Check consegue testar?

O nível de detalhamento dos testes, assim como a precisão, dependem da versão do Aclin Check e dos acessórios e módulos usados, bem como se é um instrumento sob regime de comodato ou não. As versões são evolutivas e modulares. A versão Starter, por exemplo, pode testar via formas de onda do parâmetro ECG equipamentos médicos como polígrafos, eletrocardiógrafos, monitores cardíacos, monitores multiparâmetros, esteiras ergométricas, sincronismo de cintilografia cardíaca (medicina nuclear), dentre outros. Cada parâmetro do Aclin Check está presente em uma infinidade de outros equipamentos médicos, logo, o número de equipamentos que podem ser verificados é grande. Já temos a versão Ultimate e a lista de equipamentos médicos passíveis de verificação não para de aumentar.

Precisa de treinamento especial para utilização?

A utilização é muito fácil e intuitiva. Além disso, a Aclin mantém suporte online para os clientes que fazem uso da modalidade comodato, sem custo adicional. E mais: dentro do Aclin Sistema há documentos que apresentam roteiros para realização dos testes, procedimentos padronizados para a acreditação da qualidade ISSO 9000 e também uma tabela de critérios de aceitação. É ideal também para empresas que desejam ampliar seus serviços de consultoria em Engenharia Clínica e calibração de equipamentos, porque mantém a tarefa de geração de certificados de calibração centralizada, ou seja, nas mãos de profissionais especializados que, na realidade, já possuem expertise em metrologia e, desta forma, cuidam da gestão à distância dos procedimentos que são realizados pelos profissionais de campo.

E a confiabilidade das medidas?

Para que exista a confiabilidade das medidas realizadas conforme o Inmetro, é essencial que o Aclin Check seja comparado periodicamente aos padrões existentes na RBC (Rede Brasileira de Calibração) e aos padrões utilizados na fábrica, também rastreáveis à RBC. Nenhum laboratório ou empresa que não seja da RBC pode realizar tal comparação ou calibração por que não tem amparo do Inmetro. Por isso, a Aclin mantém em sua linha de produção instrumentos calibrados e com certificados contendo o selo do Inmetro sob ABNT ISO IEC 17025. Clientes que utilizam o Aclin Check na modalidade comodato têm suporte para calibração e manutenção periódica, com empréstimo de outro Aclin Check durante o processo junto aos laboratórios da RBC.

Além do desfibrilador, testa bisturi?

Sim, desde a versão Starter, alguma funcionalidade para teste de bisturi é disponibilizada. Nas demais versões, novas funcionalidades foram adicionadas, como o modo de teste de REM e a indicação do valor da potência. O Aclin Check é o único equipamento que permite fazer o teste do bisturi elétrico em conjunto com um monitor multiparâmetro usado em aparelhos de anestesia, permitindo avaliar se há ruído que possa interferir nos alarmes de monitoria de ECG, por exemplo. Além disso, é possível ampliar as opções de impedância e dissipação de potência através de módulos externos.

Pode testar ventilador pulmonar? E anestesia?

Pode sim. O principal parâmetro de teste disponível desde a versão Starter é a possibilidade de medir pressão, o que permite validar alarmes e prevenir barotrauma. Nas demais versões, novas funcionalidades foram adicionadas, como sensores de fluxo. Através do aplicativo Aclin Check para smartphones, é possível ter gráficos e outros parâmetros tais como PEEP, Pressão Inspiratória e volume.

Como funciona o comodato?

A aquisição de instrumentos é normalmente cara e não costuma contemplar atualizações do produto em hardware e software, nem a calibração ou a manutenção preventiva periódica, e nem estender os parâmetros e a precisão das indicações obtidas. Para ampliar a experiência do cliente, através do comodato, é possível disponibilizar estas vantagens e todas as facilidades da plataforma Aclin. O comodato opera através de créditos que são carregados via contrato ou compra no Aplicativo Aclin Check.

Qual a vantagem do Aplicativo Aclin Check?

O aplicativo em si oferece recursos como localização por GPS para saber se realmente o profissional esteve presente no cliente e quando, o tempo gasto no atendimento e até mesmo o check-list de inspeção. Além disso, guarda as informações de produção no smartphone ou tablet até que seja possível sincronizar novamente com a internet, via rede 3G/4G ou wifi. Ele também permite que clientes sob comodato monitorem processos tais como temperatura em geladeiras e freezers de uso médico, por exemplo, sem ter a necessidade de ficar perto dos equipamentos.

Idem para medidas de feixe de raios X. A menor vantagem, mas ainda assim uma grande vantagem, é a economia de papel na hora de realizar a ordem de serviço.

Quanto custa o Aclin Check?

Opa, vamos conversar! Entre em contato!