A pandemia de Coronavírus mudou a rotina de todos os negócios ao redor do mundo: aqueles que não faliram, precisaram se reinventar para sobreviver neste novo cenário. Por conta disso, as empresas de Engenharia Clínica precisam se reorganizar rapidamente, tendo em vista que esse é um serviço necessário para garantir o bom funcionamento dos equipamentos hospitalares — extremamente essenciais no período que estamos vivendo. Sendo assim, é possível não só aumentar a lucratividade da sua empresa de assistência técnica como otimizar todos os seus processos, a partir da adoção de 4 passos. Continue lendo para saber quais são!
1. Reveja seus custos fixos e variáveis para aumentar a lucratividade
O primeiro passo para aumentar a lucratividade no ramo de manutenção de equipamentos é rever os custos fixos e variáveis. Uma vez que a rotina sofreu uma série de alterações (por conta da COVID-19), é muito importante que a empresa faça um levantamento de todos os seus gastos para verificar em quais pontos ela pode economizar.
Afinal, você sabe onde o dinheiro do seu negócio está sendo investido? Caso ainda esteja pagando o seu aparelho analisador/simulador ou tenha contratado um software de gestão de Engenharia Clínica à parte, considere: será que não está na hora de renegociar esses contratos? Por mais que pareça radical, a verdade é que ter todas as soluções reunidas em um único sistema pode não só facilitar o controle do processo como representar uma economia financeira considerável para a sua empresa.
Contar com um software de gestão que tenha comunicação direta com o aparelho analisador/simulador auxilia tanto na economia do papel quanto na otimização da gestão como um todo, já que os relatórios gerados vão automaticamente para o sistema.
2. Avalie como sua equipe trabalha
Levando em conta que o trabalho home office se tornou uma realidade, você consegue analisar como o seu time de colaboradores está operando? Visto que cada um está na sua casa, a hora de estimular o profissional a ter mais autonomia na sua área de atuação é agora!
Isso só será possível se ele puder contar com uma solução portátil, como o Aclin-Check — um analisador multiparâmetro de calibração. Então, quando sair para prestar o serviço, ele vai ser capaz de realizar todos os procedimentos de uma vez só, de maneira rápida e assertiva.
Com um único instrumento, o profissional consegue se deslocar facilmente até onde os equipamentos estão em vez de aguardar a transposição até o setor de teste — além de conseguir testar o leito como um todo: monitor, ventilador e o que mais for necessário. Uma solução que é muito mais vantajosa para o hospital também, que não terá mais a necessidade de retirar o equipamento de uma área controlada e esterilizada para transitar por corredores e espaços comuns, correndo os riscos de contaminação e danificação.
Não precisando circular sem necessidade, a atuação do colaborador se torna muito mais segura e eficaz. Além disso, graças ao sistema de gestão web, ele ainda pode gerar o relatório quando já estiver de volta.
3. Invista na capacitação do seu time para aumentar a lucratividade
A metodologia de trabalho de um técnico ou engenheiro clínico deve ser assertiva. É preciso ter ferramentas rápidas: analisadores, simuladores e sistemas onde a calibração é feita beira leito, de forma eficiente e com menos pontos de exposição e contato possível.
Para isso, a equipe precisa praticar! Além da teoria aprendida na capacitação EaD (Educação à Distância), é fundamental que ela coloque a mão na massa (Hands-On), até desenvolver a habilidade de realizar o procedimento na velocidade adequada, para que permaneça o mínimo possível nesse ambiente.
4. Proteja seu negócio da concorrência via sistema de gestão confiável
Já passou pela sua cabeça que talvez você esteja pagando para dar as informações dos seus clientes para a concorrência? Pode até parecer um absurdo levantar essa dúvida em um primeiro momento, mas não é! Veja só: a gestão da informação de qualquer negócio vai muito além de ver o cadeado fechado ao lado da barra de endereço no navegador de internet, certo? Portanto, é fundamental que você verifique se o sistema de gestão que sua empresa usa reflete os valores do CEO que o criou.
Pare e reflita por um momento: você contrataria um sistema de gestão e calibração sabendo que o CEO responsável é herdeiro da empresa que concorre com a sua? Definitivamente, a sua resposta seria “não”. Ainda que todas as outras empresas da sua área usem o mesmo sistema, que o atendimento seja agradável, que os canais de propaganda das associações da categoria falem bem, você diria “não” porque é muito mais importante proteger os dados dos seus clientes e funcionários.
Nesse contexto, a Aclin entende que, para atender bem seus clientes, é preciso transparência. O compromisso é a chave com o seu sucesso! Você pode consultar o CNAE da Aclin para ter certeza de que não vai encontrar atividades como manutenção e calibração de equipamentos médicos. A Aclin leva tão a sério a vocação de ser parceira de cada cliente que, para ocupar a função de CEO da Aclin, o profissional não pode ser herdeiro, parente ou proprietário de empresas de manutenção e calibração de equipamentos médicos. Além disso, precisa ter ao menos dez anos de experiência com engenharia clínica em hospitais. A Aclin é a única no Brasil a estabelecer que o líder da empresa deve ser exemplo de sinergia com clientes e funcionários.
O Aclin-Check é uma solução completa e inovadora que foi desenvolvida para atestar o desempenho dos equipamentos hospitalares de maneira rápida, prática e descomplicada. Entre em contato agora mesmo e comprove como essa é a solução sob medida para aumentar a lucratividade da sua empresa de Engenharia Clínica! Leia também nosso artigo sobre vantagens de contratar o Aclin-Check para sua empresa de manutenção. Quer aprofundar? Baixe o nosso e-book sobre Engenharia Clínica 4.0.