O Hospital Santa Lúcia de Divinópolis foi o primeiro da Região Centro-Oeste de Minas Gerais que recebeu o certificado de Acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), em fevereiro de 2019.
Fundado em outubro de 1959, o hospital conta com uma equipe extensa e altamente qualificada: são mais de 100 médicos atuando em 40 especialidades diferentes. Como a sua missão consiste em garantir o bem-estar de seus pacientes, prestando um serviço de saúde com agilidade e tecnologia adequada, o Hospital Santa Lúcia optou por investir em um sistema de avaliação e certificação de forma espontânea.
A Certificação ONA
A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é responsável tanto pelo desenvolvimento quanto pela gestão dos padrões de qualidade e de segurança do setor de saúde do país, desde 1999. Seus padrões — que visam a melhorar o cuidado com o paciente a partir da adoção de certas práticas assistenciais e de gestão — não são referências apenas no Brasil, sendo reconhecidos internacionalmente.
Nesse contexto, a ONA consegue validar a qualidade e a segurança das organizações prestadoras de serviço de saúde por meio do Sistema Brasileiro de Acreditação. Para ser certificada, a instituição precisa atender aos padrões ONA e ser submetida a um programa de educação continuada que, como o próprio nome sugere, é realizado periodicamente — a fim de motivar e acompanhar as melhorias.
A Acreditação pode ocorrer em 3 níveis de acordo com os critérios exigidos, sendo o primeiro classificado como Acreditado; o segundo como Acreditado Pleno; e o terceiro como Acreditado com Excelência.
O processo de Acreditação do Hospital Santa Lúcia
Maraísa Fiuza, que iniciou no Hospital como técnica em Saúde e Segurança do Trabalho e hoje é gestora de Manutenção Predial e Engenharia Clínica do hospital, relatou que o processo até a Acreditação envolveu bastante empenho de toda a equipe.
“Setores importantíssimos, como o apoio de uma assistência de qualidade prestada ao nosso paciente, foram fundamentais na estruturação e padronização dos processos, a fim de garantir a confiabilidade requisitada pelo Manual ONA”, conta.
Como o Aclin-Check auxiliou nessa conquista
“Por indicação de um colega de profissão chegamos até o Daniel Moura, fundador da Aclin. Após conversas com troca de experiências, formalizamos uma consultoria para deliberar alguns “gargalos” dos nossos processos internos. Foram dias de aprendizado, esclarecimentos e práticas. Sem dúvidas, um dos melhores investimentos! Além da sabedoria, adquirimos mais um parceiro”, declara Maraísa Fiuza.
Segundo ela, o setor passou pela primeira Auditoria de Manutenção no dia 4 de junho de 2020 (realizada pela DNV GL) e o resultado foi sucesso absoluto. A equipe, além de ter sido reconhecida como destaque, foi bastante elogiada pelas auditoras.
“Imensamente feliz, compartilho este reconhecimento com a minha equipe, que foi persistente durante a nossa lapidação. A nossa Diretoria que esteve lado a lado, incentivando o nosso crescimento. E a Aclin, que nos fez avançar”, finaliza Maraísa. Otimista, a gestora de Manutenção Predial e Engenharia Clínica também disse que esse foi o primeiro passo e que o foco agora é a melhoria contínua dos processos para que o Hospital Santa Lúcia suba no nível de Acreditação.
Sobre o Aclin-Check
O Aclin-Check é um analisador multiparâmetro de calibração e teste de desempenho, que auxilia na gestão tecnológica de hospitais, redes de saúde e demais Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS).
O sistema completo da Aclin conta com uma série de vantagens e proporciona não só a autonomia dos clientes — que se tornam capazes de monitorar o desempenho de seus próprios equipamentos —, como contribui para a eficiência do atendimento que é prestado, já que valida o equipamento antes de o paciente chegar.
A equipe da Aclin tem o prazer de parabenizar o Hospital Santa Lúcia por esta conquista! Para saber mais sobre as soluções oferecidas pela Aclin, entre em contato agora mesmo e veja como podemos ajudar a sua instituição ou empresa de manutenção.