Ventilador pulmonar: confira como manter a calibração e economizar oxigênio

Ventilador pulmonar: confira como manter a calibração e economizar oxigênio

A calibração do ventilador pulmonar nos hospitais tornou-se ainda mais importante, considerando o contexto de pandemia. Afinal, muitos pacientes infectados com o coronavírus dependem do aparelho para manterem a respiração e seguirem o tratamento. Porém, ainda é possível observar, em diversos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS), a falta de manutenção neste e em outros equipamentos de oxigenoterapia. Situação que impacta no tratamento dos doentes e no aumento de gastos dos EAS com novos aparelhos e gás medicinal. Assim, para ajudar administradores hospitalares e equipes de manutenção, compartilhamos abaixo dicas de como manter a calibração do ventilador pulmonar e economizar oxigênio. Confira!

Utilize a ferramenta ideal para a calibração do ventilador pulmonar

 Sem dúvidas, a tecnologia contribuiu para o desenvolvimento de aparelhos hospitalares mais inovadores, salvando mais vidas. Possibilitou também, a criação de ferramentas que otimizam a manutenção destes equipamentos e prolongam sua vida útil. Um bom exemplo é o Aclin-Check. A plataforma possibilita uma manutenção mais eficaz e segura das tecnologias hospitalares. No processo de calibração do ventilador pulmonar o Aclin-Check permite a testagem de equipamentos de marcas distintas. Outra vantagem é a portabilidade, que possibilita a calibração de aparelhos de forma serial ou, em alguns ambientes críticos, simultaneamente. O Aclin-Check também valida rapidamente os equipamentos e assegura a exatidão dos procedimentos médicos. Dessa maneira, contribui para a redução do tempo gasto nas checagens, otimizando o trabalho de toda a equipe de manutenção.

Certifique-se que não existem vazamentos no circuito ventilatório

Um ponto fundamental na calibração do ventilador pulmonar é a verificação da existência de vazamentos. Com o Aclin-Check é possível encontrar vazamentos no circuito ventilatório ou outras falhas no equipamento. Para isso, o profissional, responsável pela manutenção, poderá usar o sensor de fluxo do Aclin-Check logo na saída do ramo inspiratório, em vez da famosa posição Y (saída para o paciente). Dessa forma, é possível identificar o problema de forma mais rápida. Assim, tomar as medidas necessárias para a correção. Poupando que o hospital gaste milhares de reais a cada ano na aquisição de mais gás medicinal.

Avalie cada um dos parâmetros do equipamento

Como falamos, os ventiladores pulmonares estão no centro da luta contra a COVID-19.  Por isso, cada parâmetro desses aparelhos deve ser verificado. O Aclin-Check pode auxiliar a equipe de manutenção nessa tarefa. Com a ferramenta é possível mensurar a pressão inspiratória máxima, a pressão de platô, a PEEP, a CPAP e o fluxo e volume tidal, diretamente do seu display. E tem mais! Com o aplicativo Aclin-Check a equipe poderá obter importantes dados como a relação I:E, o tempo inspiratório e expiratório, o gráfico de pressão/fluxo com indicação da frequência etc. Avaliando, assim, cada índice.

Seguindo essas dicas e utilizando o Aclin-Check será possível estabelecer uma calibração do ventilador pulmonar mais segura, prática e eficiente. O que garante que mais equipamentos estejam funcionando corretamente e prontos para salvarem vidas. Para conhecer outras funções e benefícios do Aclin-Check, entre em contato com a nossa equipe.