O uso de aplicativos para otimizar os processos nos hospitais

Tecnologias promovem economia de tempo, auxílio na comunicação e no diagnóstico, otimização de fluxos e padronização das informações

As tecnologias atualmente estão presentes em todos os lugares e em diferentes dimensões. Com os aplicativos não poderia ser diferente. Eles transformam o dia a dia da sociedade e trazem soluções que facilitam o relacionamento entre as pessoas e profissionais.

Na área da saúde, principalmente no ambiente hospitalar, os aplicativos são utilizados tanto para economizar tempo em procedimentos, padronizar informações, melhorar fluxos de trabalho, auxiliar na comunicação e no diagnóstico de pacientes. Como a área da saúde é extremamente complexa e cheia de restrições que visam garantir a lisura dos processos e a segurança dos pacientes, são diversos pontos que devem ser considerados antes de começar a utilizar uma nova tecnologia.

Os aplicativos mais comuns utilizados hoje na área de saúde têm foco em maior agilidade e segurança, tanto no atendimento ao paciente, quanto na oferta de serviços, como o agendamento de consultas. Com eles, é possível informatizar e padronizar um canal para unir todas as informações de uso da rede. Um exemplo disso é o prontuário eletrônico, que registra todas as informações sobre o paciente: procedimentos, históricos clínicos e exames podem ser consultados em apenas um local, acessando remotamente.

Com software de gestão e monitoramento automatizado de equipamentos, o gestor do hospital consegue acompanhar de perto os indicadores de funcionamento, a quantidade de pacientes atendidos por mês, manutenções requeridas, serviços com maior demanda, materiais mais utilizados etc. Tudo isso, aliado ao desempenho de cada setor e de cada processo, pode otimizar a gestão do hospital.

A presença de aplicativos que facilitam a comunicação e troca de conhecimento está cada vez mais visível nos ambientes hospitalares. Médicos conseguem compartilhar informações sobre determinada doença e paciente a partir de um aplicativo padronizado, proporcionando um diagnóstico mais decisivo. Através de um celular, o paciente consegue agendar uma consulta, receber seus exames e procedimentos, consultar o tempo de atendimento e receita médica on-line, entre outros. Com todos esses benefícios, processos mais ágeis e o atendimento com mais qualidade, os pacientes se sentem mais satisfeitos.

Quando pensamos no ambiente hospitalar e no uso de aplicativos voltados à melhor eficiência operacional, também devemos considerar a gestão de ativos e algumas atividades do setor, como a calibração e manutenção de equipamentos, o que também demanda tempo e dedicação. Esse tempo é triplicado, por exemplo, no preenchimento de documentos, emissões de certificados e controle tradicional de equipamentos. Além de apoiar a automação desses processos, a Aclin oferece soluções mobile para Engenharia Clínica. O aplicativo AclinCheck traz recursos como localização por GPS, check-list de inspeção, além de guardar informações off-line.