Aclin se une ao SENAI e grandes indústrias para fazer manutenção de respiradores mecânicos

Aclin se une ao SENAI e grandes indústrias para fazer manutenção de respiradores mecânicos

Com o avanço do coronavírus no país, há o aumento de demanda por ventiladores mecânicos, equipamentos que são indispensáveis no tratamento das dificuldades respiratórias provocadas pela doença. Esses aparelhos têm um alto custo de aquisição, o que afeta diretamente a sua oferta nas unidades de saúde. Por isso, a manutenção de respiradores mecânicos pode ser uma estratégia.

De início é válido pontuar que no Brasil, segundo o Ministério da Saúde, há cerca de 65.411 ventiladores mecânicos, sendo que 46.663 se encontram no Sistema Único de Saúde (SUS). Do total são 3.639 os defeituosos e sem funcionamento. Por essa razão, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em conjunto com dez grandes indústrias, está promovendo a manutenção dos respiradores quebrados ou abandonados em todo o Brasil para colocá-los novamente em uso. O projeto conta com 33 pontos de coleta distribuídos por 16 estados brasileiros.

Suporte na manutenção de respiradores mecânicos

A Aclin integra o projeto fornecendo suporte na manutenção dos equipamentos recolhidos. “Nesse contexto do projeto de recuperação dos respiradores, como falamos em um universo de respiradores antigos e de diversas marcas, o Aclin-Check é o único calibrador que suporta multimarcas. Integramos o projeto com o compromisso de promover uma manutenção precisa, ágil e prática e viabilizar a recuperação do maior número de respiradores possível. Esperamos atender de maneira satisfatória as emergências de pacientes atingidos pela COVID-19”, destaca o CEO da Aclin, Daniel Moura.

Utilizado nas manutenções, o Aclin-Check é um multímetro da área biomédica que fomenta a engenharia clínica de alta performance. São inúmeros os benefícios trazidos pelo seu uso nos processos de manutenção. Uma de suas principais vantagens é a portabilidade, que possibilita testar os aparelhos de forma serial ou, em alguns ambientes críticos, simultaneamente.

Além disso, permite realizar testes de desempenho e calibrações em diversos aparelhos. Também valida rapidamente os equipamentos e assegura a exatidão dos procedimentos médicos. Outro aspecto importante é que, devido à facilidade em verificar múltiplos equipamentos, o Aclin-Check gera a redução do tempo gasto nas checagens, otimizando o funcionamento da rede de testes. Portanto, ele reúne em um aparelho portátil múltiplas calibrações simplificadas, promovendo qualidade e rapidez na verificação. Conheça mais sobre a solução aqui.

Leia também as matérias divulgadas nos seguintes portais:

Portal da Indústria

CNN

Tribuna de Minas

Ou assista aqui a reportagem da Rede Globo mostrando um pouco do projeto.